sábado, 17 de novembro de 2012

Redes de Computadores


Redes de computadores é um processo de compartilhamento de dados e recursos compartilhados entre dois ou mais computadores conectados. Os recursos compartilhados podem incluir impressora, fax modem, disco rígido, CD - DVD Rom, banco de dados e os arquivos de dados. Uma rede de computadores pode ser dividido em uma rede pequena área ou local, uma rede entre computadores em um prédio de um escritório (LAN), rede de médio porte (MAN), uma rede entre dois escritórios em uma cidade e rede de longa distância (WAN) um rede entre os computadores, é um local e outro pode estar a milhares de quilômetros de distância em qualquer outro país do mundo.

WAN conectividade é conseguido por um dispositivo de rede conhecida como "router". A internet é a maior rede do mundo WAN, onde milhões de computadores de todo o mundo e conectados uns com os outros.

Networking é a prática de ligar dois ou mais computadores ou dispositivos com os outros. A conectividade pode ser com ou sem fio. Uma rede de computadores podem ser categorizadas em formas diferentes, depende da área geográfica, como mencionado acima.

Existem dois tipos principais da rede de computadores cliente-servidor e peer to peer. Na computação cliente-servidor, um computador desempenha um papel importante conhecida como servidor, onde os arquivos, dados na forma de páginas web, arquivos de documentos ou planilha, banco de dados de vídeo, e os recursos são colocados.

Todos os outros computadores na rede cliente / servidor são chamados clientes e obter os dados do servidor. Na rede peer to peer todos os computadores desempenham o mesmo papel e nenhum ato computador como um servidor centralizado. Nas grandes empresas ao redor do mundo modelo de rede cliente-servidor está em uso principal.

Uma topologia de rede define a estrutura de design, ou o layout de uma rede. Existem diferentes topologias, como barramento em anel, estrela, malha, etc híbrido topologia de rede A topologia em estrela é mais comumente usado. Na topologia em estrela, todos os computadores da rede estão ligados a um dispositivo centralizado, como um hub ou switch. Assim, forma uma estrela como a estrutura. Se os hubs / interruptor não funcionar por qualquer razão, toda a conectividade e comunicação entre os computadores de uma rede será interrompida.

Na rede, uma linguagem comum de comunicação é utilizado por computadores e os dispositivos de rede e esta linguagem é conhecida como protocolos. O mais comumente usado e protocolos populares na internet e em casa e outras redes é chamado TCP / IP. TCP / IP não é um singleprotocol mas é um conjunto de vários protocolos.

Uma rede pode ser com ou sem fio e protocolo TCP / IP podem trabalhar tanto em tipos de rede.

Um fluxo de dados em uma rede de computadores pode ser dividido em sete camadas lógicas chamadas layersmodel OSI que foi desenvolvido pela Intel e Xerox Corporation e foi padronizado pela ISO.

1. Camada de aplicação

2. Camada de apresentação

3. Camada de sessão

4. Camada de transporte

5. Camada de rede

6. Data Link Layer

um. Media Access Control sub-camada

b. Logical Link Control sub-camada

7. Camada física.

A rede pode ser dividida em diferentes escalas e faixas e depende da condição da rede e a localização geográfica. Rede de computadores pode ser dividida em rede de área local, Personal Area Network, Rede Campus, Wireless Local Area Network, Rede de Área Metropolitana e Wide Area Network.

Existem métodos de conexão de rede diversos como HomePNA, linha de energia, comunicação Ethernet e conexão Wifi method.A rede também podem ser classificados em vários tipos diferentes de acordo com os serviços que presta como farms de servidores, redes de área de armazenamento, redes de controle Valor, Valor Adicionado redes, SOHO rede, rede sem fio e redes de selva....

Nenhum comentário:

Postar um comentário