quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Nosso Universo é uma simulação de computador?


Um número de cientistas proeminentes, pensadores e filósofos acreditam que ele seja uma certeza matemática de que o nosso universo é um jogo de vídeo alienígena. Soa meio estranho? Bem, aqui está o argumento:

Nossa civilização está atualmente na véspera de vida artificial: estamos perto de criar simulações de computador em que os personagens são inteligentes o suficiente para ser considerado artificialmente inteligente. Além disso, se esse tipo de tecnologia é criada então estamos propensos a fazer uma tonelada desses mundos artificiais. Por quê? Bem, sempre que fazemos nova tecnologia grande que não basta fazer um dos novos widgets, mas sim, fazemos milhões deles. Com isto em mente, o número de universos artificiais lá fora, seria muito superam o número de universos reais. Então, em essência, a probabilidade de que estamos vivendo em um universo artificial é muito alto.

Existem algumas ressalvas a esta teoria, no entanto. Se a teoria de muitos mundos da física quântica acaba por ser verdade, então essa probabilidade seria muito alterada. Em segundo lugar, há uma chance de que a inteligência artificial nunca será realizado por nós ou quaisquer outras espécies inteligentes na galáxia. A maioria acredita que este cenário é muito improvável, no entanto. E, por último, há também a possibilidade de que nós vamos destruir a nós mesmos antes de podermos alcançar a inteligência artificial.

Se nenhum destes cenários acaba por ser verdade e não temos, de fato, desenvolver a vida artificial, então há uma chance muito boa de nosso universo é apenas uma simulação. Mas não seja muito alarmado. Mesmo se estamos vivendo em uma simulação, ainda é real para nós. É o único universo que conhecemos e um universo simulado não é realmente diferente de um universo real. Afinal, o próprio conceito de "real" é arbitrária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário